Essa será a nova série de posts quinzenais aqui do blog. Trata-se de fazer um verdadeiro raio-X das profissões para ajudar quem ainda não se decidiu em relação a qual profissão seguir. Nós vamos fazer pequenas entrevistas com os profissionais de cada área buscando esclarecer as dúvidas mais frequentes.
E claro que não poderíamos começar com outra profissão, hoje o post será sobre jornalismo. E gentilmente a Raquel topou responder as perguntas. Vamos conferir as respostas da It girl?
- Você já sabia que queria fazer jornalismo desde criancinha ou decidiu no ensino médio?
Bom, eu não fazia a menor idéia do que fazer....decidi mesmo no ensino médio, fiz o teste
vocacional, e conversando com minha mãe e meus tios eles me deram a sugestão para fazer jornalismo pea minha facilidade de comunicação.Procurei alguns profissionais da Área e fiz uma pesquisa sobre como era a relaidade do jornalismo no Piaui e aí então decidi.
vocacional, e conversando com minha mãe e meus tios eles me deram a sugestão para fazer jornalismo pea minha facilidade de comunicação.Procurei alguns profissionais da Área e fiz uma pesquisa sobre como era a relaidade do jornalismo no Piaui e aí então decidi.
- · Qual a duração do curso?
4 anos.
- · O que um jornalista faz?
As áreas ou meios que um jornalista pode atuar são diversos: pode trabalhar em jornal escrito, em assessoria de imprensa, revistas,rádio,televisão,sites,blogs ,etc.Trabalhando em qualquer um desses meios a função é dar informação com responsabilidade.
· Para fazer jornalismo, com o que a pessoa precisa ter afinidade?
Olha...acho que precisa acima de tudo saber se comunicar pela voz ou pela escrita, colocando as palavras de forma correta e sem esquecer da responsabilidade social ao informar.
- · O dia a dia de um jornalista é muito corrido?
é sim! Em qualquer um dos meios em que se trabalhe e preciso essencilmente gostar do que faz. A notícia deve vir em primeiro lugar e a notícia não tem hora para chegar então....toda hora é hora de trabalho para um jornalista. Trabalha-se lado a lado com o tempo e contra o tempo, por isso tudo é muito corrido afinal a notícia não espera ela precisa ser contada.
- · Quais os pontos positivos de ser jornalista? E os negativos?
Pontos positivos:
Eu vejo que é uma profissão onde temos que falar de todas as áreas com um pouco de propriedade então nos força a estar sempre lendo e estudando( exemplo: se vc vai fazer uma matéria ou entrevista sobre novidades no mundo da arquitetura é preciso conhecer sobre isso para poder falar) e nós acabamos conhecendo muita coisa e tendo contato com profissionais das mais diversas áreas e profissões. Também gosto desse contato com pessoas diferentes com histórias de vida que fascinam e nos ajudam a contar uma notícia.
Os pontos negativos...hummm...vamos lá...acho que o fato de não termos nem dia santo e nem feriado é meio chato....e acho que a exigência que a maioria das pessoas fazem dos jornalistas(principalmente os que trabalham em tv),as pessoas jugam muito e sempre exigem que saibamos de tuuuuudo, e não é bem assim, tentamos dar o máximo mas falhas também acontecem, enfim...ah, não posso esquecer do piso salarial que é uma vergonha!!!
E aí, quem se identificou com jornalismo?
Ah, eu não posso deixar de agradece a Raquel por ter aceitado participar do post! #thanksitgirl
Gente, a próxima profissão é psicologia.
PS - É bom lembrar que esse é o primeiro post com participação direta da Raquel. Será se dá para medir a felicidade? ;D
Amei! e tirei todas as minhas dúvidas sobre o curso! Obrigada garotas!!!
ResponderExcluir